Escalada Invernal do Corredor Estreito na Serra da Estrela – Ice Climbing in Portugal, Serra da Estrela

Este ano, a Serra da Estrela recheou-nos de surpresas e aventuras, principalmente no que respeita à escalada invernal.

Num inverno que muitos apelidaram de épico, as condições na mais alta montanha de Portugal variaram de más a aceitáveis, novamente a más e por fim condições fantásticas, tão boas que proporcionaram a muitos a realização de projectos com vários anos de baú!

Para mim, e por motivos de agenda, motivação e oportunidade os dias em que apostei na Serra saíram sempre furados, talvez uma “paga” por um excelente verão de 2012 na rocha…

Este vídeo que o Alcino nos presenteou remonta a um sábado no final mês de Fevereiro,  num dia em que as condições eram francamente más e que o grande desafio acabou por se tornar a aproximação à base da via “Corredor Estreito”, que decidimos fazer para não regressarmos de “mãos a abanar”.

Depois da terrível aproximação e de um entrada quase em Dry-tooling as condições da neve na zona mais abrigada ao sol eram bastante aceitáveis.

Neste mesmo dia, e recorrendo à imaginação, querer e criatividade a Daniela Teixeira e o Paulo Roxo acabariam por criar mesmo ao nosso lado um novo itinerário (ver mais aqui e aqui)

Ainda que sem grandes desafios esta escalada acabou por ser mais cómica do que aventureira como se pode comprovar no vídeo.

Deixe uma resposta

UP WE GO